Para muitas pessoas comprar perfume para presente é uma tarefa bastante complexa, afinal envolve escolher uma fragrância para outra pessoa levando em consideração o seu gosto pessoal e seu histórico com esse tipo de cosmético.

Se você já se deparou com essa dificuldade outras vezes vai gostar das dicas que listamos abaixo de como escolher perfume para presente, não fique perdido diante de tantas opções, descubra como acertar em cheio!

Presenteie com perfume apenas os íntimos

A primeira dica para quem está pensando em comprar perfume para presente é dar esse item somente para as pessoas íntimas.

Perfume, assim como roupa e sapato, exige um conhecimento amplo a respeito de quem vai receber o presente.

É necessário saber o mínimo possível sobre seu gosto pessoal e até mesmo sobre eventuais alergias.

Então o primeiro critério é a intimidade que se tem com o presenteado.

Considere a família olfativa dos perfumes

As fragrâncias estão divididas em famílias olfativas, isto é, grupos que reúnem odores semelhantes.

Embora uma pessoa possa usar ao longo da vida perfumes de diferentes famílias olfativas, tem uma que mais combina com o seu estilo.

Essa escolha pode ser feita considerando o estilo de vida do indivíduo, suas preferências gastronômicas e até mesmo os outros cosméticos que ela utiliza em seu dia a dia.

Mulheres com um perfil mais delicado e feminino tendem a preferir fragrâncias florais enquanto aquelas que apostam em mais sensualidade podem dar preferência às fragrâncias orientais.

Para os homens que atuam em trabalhos que exigem mais formalidade as fragrâncias amadeiradas podem ser mais indicadas.

Porém, é essencial dizer que não existem regras absolutas quanto a perfis de personalidade e tipo de fragrâncias favoritas.

Sua pele não é critério

Na hora de sair em busca de um perfume para presente é importante entender que a forma como a fragrância se comporta na sua pele não é critério para saber como ficará na pessoa presenteada.

As fragrâncias agem de diferentes formas de acordo com a pele do indivíduo, sua transpiração, sua base alimentar entre outros fatores.

Por isso é mais válido seguir fatores como família olfativa para fazer essa escolha.

De olho na estação do ano

Outra maneira de fazer uma escolha mais assertiva a respeito de uma fragrância – para dar de presente – é prestar atenção a estação do ano do momento.

Por exemplo, durante o verão as pessoas dão preferência a fragrâncias mais leves e refrescantes como as cítricas.

Nos meses mais frios perfumes mais encorpados e intensos como os orientais e amadeirados se mostram escolhas mais pertinentes.

Pense que a fragrância tem que abraçar o indivíduo presenteado e lhe trazer algo positivo.

Aposte em marcas conhecidas

Convivendo com uma pessoa temos base para saber quais são as marcas de que elas gostam e quais as que não têm muito a ver com seu estilo.

Tendo esse conhecimento prévio você poderá escolher um perfume de uma marca que faz parte do dia a dia do presenteado.

Não precisa ser necessariamente o mesmo perfume que a pessoa já usa, se o presenteado tem um creme com uma determinada fragrância pode gostar de ter o perfume também.

Observe a embalagem

A função da embalagem de um perfume é nos dizer algo sobre a fragrância, sendo assim uma embalagem sinuosa indica um perfume sensual, uma embalagem feita a partir de ângulos retos demonstra que a fragrância é séria assim como embalagens delicadas denotam fragrâncias sensíveis.

A partir dessa imagem você já pode ter uma boa ideia do que combina ou não com a pessoa que pretende presentear com um perfume.